quinta-feira, 28 de junho de 2012

QUANDO FALAMOS EM MEIO AMBIENTE TEMOS QUE SER "INTEIROS" ...
E, MAIS UMA VEZ, A TURMA DO CIEP BRIZOLÃO 291 DÁ UM RECADINHO SUPER ÚTIL ECONÔMICO E INTERESSANTE, ATRAVÉS DA TURMA DO PA (Projeto Autonomia).

Seguindo vários projetos da turma PA - Professora Maria Lúcia, damos destaque à "Segurança Alimentar e Nutricional" onde os alunos após explorarem vários tipos de receitas da "Cozinha Criativa", apresentaram a deliciosa e nutritiva receita de BOLINHO DE FOLHA DE CENOURA:

Ingredientes:
02 ovos, 02 colheres (sopa) de farinha de trigo, 01 1/2 xícara (chá) de folha de cenoura lavada e picada.
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes numa tigela e frite, às colheradas, em gordura quente.

HUMMMMMMMMMMM !!! Neste frio este bolinho vai muito bem...

Parabéns à professora Maria Lúcia e todos os seus alunos da turma do Projeto Autonomia!


O FRIO CHEGANDO...

SÃO PEDRO ESTALANDO...

E NOSSOS ALUNOS DANÇANDO!!!


Os professores de Educação Física estão mandando bem!!!

Os alunos estão em ritmo de dança... 
Neste bimestre entre os vários objetivos do Currículo Mínimo, a dança teve seu destaque especial, pois além de estarmos em período das tradicionais Festa Juninas Populares, os professores resolveram intensificar os trabalhos com o tema, elaborando um Festival de Dança, e tendo suas apresentações no dia 29 de junho.
Em breve estaremos postando as fotos deste sensacional Festival de Dança.

VIAJANDO EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS!!!


A DIREÇÃO, visando melhorias para o ensino  do CIEP Brizolão 291, esteve nestes últimos dias participando do "Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador".  Representando a Unidade escolar estiveram presentes  a Diretora Geral - Maria Helena dos Santos, a Diretora Adjunta - Lucimere de Carvalho Franco Brum, pela Diretoria Regional do Médio Paraíba a articuladora do Projeto Mais Educação - Neide Diniz da Silveira, e a aluna do 3º ano do Ensino Médio da U.E.- Taízes Jessianes do Nascimento Almeida.

Em breve teremos boas notícias! 

 

Aguardem !!!!!


segunda-feira, 25 de junho de 2012



 PROJETO AUTONOMIA

"A proposta pedagógica do Projeto Autonomia tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio.
A avaliação é diária e fica registrada no memorial do aluno e no memorial da turma, que são as paredes da sala, onde os trabalhos são expostos. Além dos módulos, há projetos pedagógicos complementares para a discussão de temas como sexualidade, gênero, meio ambiente etc. Uma equipe técnica pedagógica, composta por supervisores regionais, acompanha todo o processo. Além de aprender conteúdos específicos, o aluno aprende a aprender. A preocupação é garantir uma educação voltada para o desenvolvimento do ser,  atender a necessidade de oferecer aos estudantes com dificuldades de êxito escolar um ambiente rico e acolhedor, no qual possam aprender a se organizar e a considerar o estudo e a escola com seriedade e alegria, além do domínio das habilidades dos conteúdos.

Eis alguns pensamentos expostos pelos alunos da turma PA/professora Denise, em momentos da prova de Sociologia:


“ESTUDAR TAMBÉM É UMA FORMA DE DESENVOLVER A CIDADANIA, PORQUE DURANTE O APRENDIZADO O ALUNO CONSEGUE IDENTIFICAR OS PROBLEMAS EXISTENTES NA SOCIEDADE.”  Pedro







“PODEMOS DESENVOLVER A CIDADANIA PARTICIPANDO, COLABORANDO, EXERCENDO NOSSOS DEVERES.  A PRINCIPAL "CHAVE" PARA VIVERMOS BEM EM SOCIEDADE É: O RESPEITO E PRINCIPALMENTE O AMOR AO PRÓXIMO.”   Samuel 






“A DESIGUALDADE, A FALTA DE RESPEITO E A AUSÊNCIA DE AMOR AO PRÓXIMO TEM LEVADO O HOMEM A ATITUDES IMPENSADAS.”  
 “DESIGUALDADE É O QUE MAIS TEMOS HOJE EM DIA, PROVA DE QUE EXISTEM PESSOAS QUE AINDA TEM MUITO A APRENDER NESSA JORNADA QUE CHAMAMOS VIDA" Angélica



 




“DESIGUALDADE, SINÔNIMO DE INJUSTIÇA E DESRESPEITO AO SER HUMANO.”  Lucas Estevão


quarta-feira, 20 de junho de 2012

O II PASSEIO CICLÍSTICO FOI SENSACIONAL!
A participação dos alunos e da comunidade de Pinheiral neste evento provou que a preocupação com o meio ambiente é ampla. Não somente a Dengue, mas todos os outros males à nossa vida e natureza devem ser  combatidos sempre, e "com a união dos diversos grupos sociais" esta lição com certeza terá a nota máxima.
Parabéns a todos pela brilhante participação no evento!
Aos professores de Educação Física o agradecimento pela organização do evento, pelo carinho e que, com "jeitinho especial e único", conduziram os alunos nesta pedalada.
A Direção do "CIEP Brizolão 291" agradece a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente pelo apoio dado ao evento, à Guarda Municipal e Polícia Militar que garantiram o trajeto seguro  dos participantes do Passeio Ciclístico.
O movimento pelo Meio Ambiente continua!!!
As atividades pedagógicas se estendem e em breve teremos mais novidades...

    

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"MEIO AMBIENTE UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO"


Vem aí o  II Passeio Ciclístico do Ciep Brizolão 291!
Vista também a camisa e venha participar conosco no dia 19 de junho, pelas ruas de Pinheiral, a partir das 8 horas.
Não basta assistir, tem que participar!
Não basta falar, tem que agir!


segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROJETO AUTONOMIA


A turma de PA (Projeto Autonomia) / Ensino Médio, turno da manhã, professora Denise Marques, realizam diversas atividades interessantes, a participação nas aulas tem sido motivada com vídeos, pesquisas em sites no LIE (Laboratório de Informática Educativa), montagem de cartazes …, e entre vários momentos das aulas, os alunos colocam seus relatos, depoimentos, veja alguns sobre as aulas de Química:


Romário “Na aula de Química aprendemos o que é vaporização, ebulição e filtração. A participação nas aulas é importante, pois se participo, aprendo mais.”

Selma Vanessa “O que mais me chamou atenção na aula de Química foi a diferença entre os gases Nitrogênio e Oxigênio. Aprendi que o oxigênio atiça a chama de fogo enquanto o nitrogênio apaga. Um conteúdo muito interessante e de extrema importância.”

Angélica “Um conteúdo que me chamou bastante atenção foi do que se compõe o ar. Aprendemos que ele não é um alimento, mas não podemos viver sem ele. Conseguimos sobreviver sem alimento durante semanas, sem água durante dias, mas não duramos mais do que alguns minutos sem o AR.”