sábado, 25 de julho de 2009

Começando com boas Notícias

Ciep de Pinheiral vai representar o Rio no Prêmio de Gestão

A coordenação estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar recebeu na tarde desta quarta-feira (22/07), na sede da Secretaria de Estado de Educação, os 16 finalistas do estado do Rio no concurso que reconhece as melhores práticas de gestão em escolas públicas de ensino regular. O Ciep Brizolão 291 – Dom Martinho Schlude, de Pinheiral, foi escolhido para representar o estado na etapa nacional, que acontece no próximo mês, em Brasília. A diretora da unidade, Maria Helena dos Santos, recebeu o diploma de Liderança em Gestão Escolar.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Fundação Roberto Marinho, o prêmio acontece desde 1998, dedicado a escolas públicas com mais de cem alunos matriculados.

Das 272 escolas inscritas no estado, 116 apresentaram relatório e documentações para análise. Com base no número de unidades inscritas, a Secretaria de Educação teve direito a conceder ainda quatro diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar. Além do Ciep Brizolão 291 – Dom Martinho Schlude, foram contemplados o Ciep Brizolão 113 – Professor Waldick Pereira, em Nova Iguaçu; o Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, no Rio, e o Ciep Brizolão 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia.

Quanto à premiação estadual, a Secretaria concedeu diplomas Escola Referência Estadual em Gestão às quatro unidades finalistas e ao Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, do Rio. Receberam Menção Honrosa em Gestão Escolar a Escola São Judas Tadeu, da Prefeitura de Petrópolis, e o Ciep Brizolão 434 – Professora Maria José Machado, em Duque de Caxias.

Os prêmios foram anunciados pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação, José Ricardo Sartini, e pela coordenadora estadual do Prêmio, Angela Gonçalves.




- Considerem-se todos premiados. O comitê julgador, formado por membros da UFRJ, UERJ, representação do MEC no Rio e do Conselho Estadual de Educação, entre outras autoridades da Educação, teve nas mãos uma decisão difícil. Vocês encaminharam relatórios com projetos pedagógicos que merecem todo o reconhecimento – elogiou Angela.

Grande premiada da tarde, a diretora Maria Helena comemorou a colocação do Ciep e seu diploma de liderança. E contou um pouquinho do segredo para o sucesso.







- Montamos um modelo de colegiado, com 25 coordenadores, entre professores, pais e alunos. Nosso principal projeto busca a melhoria do rendimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática através de laboratórios. Já trabalhamos com sarau, usando recursos de multimídia, levantando a bandeira da preservação ao meio ambiente e explorando as manifestações do folclore. Além disso, temos um grupo de estudantes chamado De Aluno para Aluno Fazendo a Diferença. Eles atuam com reforço escolar, pesquisa e atividades de lazer, entre outras iniciativas – detalhou, orgulhosa.


Veja a lista das unidades finalistas:



- Ciep Brizolão 291 – Dom Martinho Schlude - Pinheiral

- Ciep Brizolão 113 – Professor Waldick Pereira - Nova Iguaçu

- Colégio Estadual Professor Horácio Macedo - Rio

- Ciep Brizolão 488 – Ezequiel Freire - Itatiaia

- Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral - Rio

- Escola Municipal São Judas Tadeu - Petrópolis

- Ciep Brizolão 434 – Professora Maria José Machado - Duque de Caxias

- Colégio Estadual André Mourois - Rio

- Ciep Brizolão 200 – Recanto dos Colibris - Nova Iguaçu

- Ciep Brizolão 196 – São Teodoro – Nova Iguaçu

- Ciep Brizolão 476 – Elias Lazaroni – Duque de Caxias

- Colégio Estadual Aura Barreto – Duque de Caxias

- Colégio Estadual Tenente Otávio – Belford Roxo

- Colégio Estadual Iracema Leite Nader – Barra Mansa

- Escola Estadual Leonel de Moura Brizola – Barra Mansa

- Escola Paroquial (Municipal) Nossa Senhora da Glória – Petrópolis


FONTE: SEEDUC